local 1

Boeing 737 MAX vai receber liberação da União Europeia na próxima semana

Por Central Afap Brasil de Notícias - CABN em 19/01/2021 às 17:27:48
Agência de Segurança da Aviação da UE é um dos últimos grandes reguladores a aprovar a volta do modelo. O avião 737 MAX da Boeing receberá autorização final para retomar os voos na Europa na próxima semana, disse o chefe do órgão de segurança aérea da União Europeia nesta terça-feira (19).

A Agência de Segurança da Aviação da UE (Easa) é um dos últimos grandes reguladores a aprovar as mudanças executadas pela Boeing no MAX e no sistema anti-stall da aeronave, culpado por dois acidentes que mataram centenas de pessoas e causaram uma suspensão global nos voos do modelo em março de 2019.

A agência europeia, que publicou um projeto de diretriz de aeronavegabilidade em novembro, fez muitos ajustes de apresentação após consultas públicas, disse o diretor executivo Patrick Ky em uma coletiva de imprensa online.

Aeronaves 737 Max foram proibidas de voar

Reuters

Boeing é acusada de fraude e pagará US$ 2,5 bilhões por acidentes com o 737 Max

"Esperamos publicá-lo na próxima semana, o que significa que o MAX estará liberado para voar novamente", disse Ky. Uma certificação separada da variante MAX-200 provavelmente virá nas "próximas semanas", acrescentou ele, permitindo que os voos sejam retomados antes de meados do ano.

A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) e autoridades brasileiras liberaram o MAX para voos em novembro. O Canadá deve seguir o exemplo na quarta-feira (20).

Após as duas quedas do avião, a Easa insistiu em realizar uma revisão mais ampla e mais profunda do que normalmente conduz nos jatos da Boeing sob a autoridade primária da FAA.

O presidente da Emirates, Tim Clark, na semana passada creditou a "linha muito dura" do regulador europeu por ajudar a restaurar a confiança do público no MAX.

Vídeos: Últimas notícias de economia

Fonte: G1

Comunicar erro
local 2

Comentários

local 3