local 1

Novo decreto libera esportes coletivos, aulas presenciais e mesas nas calçadas em Maringá

Por Portal A Voz Da Cidade em 25/01/2021 às 13:36:11
Prefeitura também liberou cerimônias de casamento com até 150 pessoas que tenham sido agendadas em cartórios e templos religiosos até 27 de novembro de 2020. Prefeitura libera esportes coletivos, aulas presenciais e mesas nas calçadas em Maringá

A Prefeitura de Maringá, norte do Paraná, publicou, nesta segunda-feira (25), um novo decreto flexibilizando as restrições no combate à Covid-19. Entre as medidas, está a liberação de esportes coletivas, retomada de aulas presenciais e uso de mesas e cadeiras nas calçadas.

Boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde no domingo (24) aponta que 25.724 maringaenses foram contaminados pelo novo coronavírus desde o início da pandemia, sendo que 356 morreram por complicações da doença.

Dos 65 leitos de UTI exclusivos para atendimento de pessoas com Covid-19, 37 estão ocupados,ou seja, 56,92% de ocupação.

Esportes coletivos

De acordo com documento, os esportes coletivos em espaços públicos e privados estão liberados das 19h às 22h. Fica impedido o uso de vestiários e churrasqueiras desses espaços.

Segundo o documento, os participantes das atividades só poderão ficar sem máscara durante os jogos, sendo vedada a presença de público.

Aulas presenciais

O novo decreto, a exemplo do governo do Estado, libera imediatamente a retomada das aulas presenciais no município.

O texto não traz informações sobre a volta às aulas na rede pública municipal. A prefeitura prevê que aulas em creches e escolas da rede municipal sejam retomadas no dia 18 de fevereiro.

Bares e restaurantes

Mesas e cadeiras poderão voltar a serem colocadas em calçadas por bares, restaurantes e vendedores ambulantes.

Mas a liberação não é imediata: segundo o novo decreto, só a partir de 1º de fevereiro, “se atendidas condições epidemiológicas”.

Dança em salões

A prefeitura também liberou as aulas de dança em salões comunitários. A regra prevê o limite de 25 participantes por aula, com distanciamento de 2 metros entre cada pessoa.

Casamentos

O documento libera reuniões de até 150 pessoas em cerimônias de casamento que tenham sido agendadas em cartórios e templos religiosos até 27 de novembro do ano passado. O prazo máximo para encerramento dos eventos é 22h30.

Veja mais notícias da região no G1 Norte e Noroeste.

Fonte: G1

Comunicar erro
local 2

Comentários

local 3