local 1

PIX: BC libera agendamento de cobrança com uso de QR Code a partir de julho

Por Portal A Voz Da Cidade em 22/04/2021 às 12:10:01
Entre 14 de maio e 30 de junho, instituições deverão ao menos autorizar leitura do QR Code na data do vencimento do boleto. Agendamento de transferências será liberado em setembro. O Banco Central informou nesta quinta-feira (22) que, a partir de julho, o PIX permitirá o uso de QR Code para agendar cobranças e pagamentos de contas em data futura.

Segundo o BC, haverá ainda um período de transição, entre 14 de maio e 30 de junho, no qual as instituições participantes do PIX terão que possibilitar aos clientes, no mínimo, a leitura e o pagamento na data da leitura do QR Code, com todos os encargos e abatimentos calculados corretamente.

O PIX é o sistema de transferências de recursos em tempo real instituído pelo BC no fim do ano passado, que funciona 24 horas por dia sem a cobrança de tarifas para pessoas físicas.

"Esse é um período transitório, que dá as instituições um tempo adicional para finalizar as adequações nos sistemas. A partir de 1º de julho todos os participantes precisam ser capazes de fazer a leitura do QR Code e possibilitar o pagamento do QR Code para data futura", informou a instituição.

PIX completa 3 meses e lidera em número de transferências

Transferências agendadas

O Banco Central informou ainda que, a partir de setembro, será permitido agendar transferências de recursos, para uma data futura, que não esteja relacionada com o pagamento de boletos ou contas.

"Desde o lançamento do PIX, em novembro de 2020, essa é uma funcionalidade facultativa, e entende-se que este seja um prazo razoável para que todas as instituições façam os ajustes necessários nos seus sistemas e interfaces (aplicativos e internet banking). Tal medida visa ampliar ainda mais a comodidade dos pagadores, garantindo, que todos os usuários, independente da instituição que possuem conta, possam agendar um PIX", informou o BC.

VÍDEOS: assista a mais notícias sobre PIX

Fonte: G1

Comunicar erro
local 2

Comentários

local 3