local 1

Covid-19: Curitiba começa a vacinar pessoas com comorbidades na quinta-feira (6); veja como será

Por CABN em 05/05/2021 às 13:06:24
Vacina√ß√£o vai come√ßar por pacientes de hemodi√°lise e pessoas com deficiência permanente com Benefício de Presta√ß√£o Continuada. Prefeitura também vai finalizar a imuniza√ß√£o de profissionais da saúde. Com menos do que o previsto, Curitiba inicia vacina√ß√£o de comorbidades.

Ricardo Marajó/SMCS/Divulga√ß√£o

A Prefeitura de Curitiba anunciou, nesta quarta-feira (5), que vai come√ßar a imunizar pessoas com comorbidades a partir desta quinta-feira (6). Nos próximos dias, a prefeitura também espera finalizar a vacina√ß√£o dos profissionais de saúde, por isso montou um calend√°rio diferente nesta semana.

A aplica√ß√£o de primeira dose da vacina contra a Covid-19 vai ser, neste momento, para pacientes de hemodi√°lise e pessoas com deficiência permanente com Benefício de Presta√ß√£o Continuada. Veja abaixo as datas e os hor√°rios.

CORONAVÍRUS NO PARAN√Ā: Veja as principais notícias

ACOMPANHE: Média móvel de mortes e casos no estado

VACINA√á√ÉO NO PARAN√Ā: Veja perguntas e respostas

A previs√£o inicial da secretaria era fazer, ao mesmo tempo, a imuniza√ß√£o para gestantes e puérperas, conforme estabelecido no Plano Nacional de Imuniza√ß√£o.

No entanto, com o anúncio do Governo do Estado, nesta ter√ßa-feira (4), de usar doses deste grupo para antecipar a imuniza√ß√£o de professores, o cronograma do município foi ajustado.

“Fomos surpreendidos com esse anúncio de antecipa√ß√£o de fase, o que diminuiu nossa quantidade de doses previstas”, disse M√°rcia Hu√ßulak, secret√°ria municipal da Saúde.

Das 424.260 doses de vacinas Pfizer e Astrazeneca que o Paran√° recebeu, Curitiba recebeu as 32.760 mil da Pfizer. Por isso, estas doses também ser√£o usadas para Curitiba concluir a vacina√ß√£o de profissionais de saúde, o primeiro dos grupos priorit√°rios do Plano Nacional de Imuniza√ß√£o.

Vacina√ß√£o no Parque Barigui é feita também em drive-thru

Giuliano Gomes/PR PRESS

Como ser√° a vacina√ß√£o nos próximos dias

Pessoas com deficiência com BPC:

Quinta-feira (6) e sexta-feira (7): ser√£o vacinadas cerca de 6.500 pessoas de 18 a 59 anos com deficiência permanente, cadastradas no Benefício de Presta√ß√£o Continuada (BPC). Segundo a prefeitura, a lista de pessoas que se enquadram nesta condi√ß√£o ser√° fornecida pela Funda√ß√£o de A√ß√£o Social às unidades de saúde de Curitiba.

As pessoas podem procurar qualquer um dos pontos de vacina√ß√£o contra Covid-19 (lista abaixo), menos o Pavilh√£o da Cura (Barigui), Ouvidor Pardinho e Centro de Referência, Esportes e Atividade Física (Creaf) do Guaíra, que estar√£o vacinando exclusivamente profissionais de saúde.

Pacientes de hemodi√°lise:

Quinta-feira, sexta-feira e s√°bado (8): a vacina√ß√£o deste grupo ser√° feita por equipes de saúde diretamente nas clínicas, nos três turnos. A estimativa é imunizar cerca de 1.200 pessoas, segundo a prefeitura.

Profissionais de Saúde:

Quinta-feira, sexta-feira e s√°bado: a vacina√ß√£o deste grupo priorit√°rio dos profissionais de saúde deve ser finalizada nos próximos dias. A imuniza√ß√£o para este público é apenas mediante agendamento enviado pelo aplicativo Saúde J√° Curitiba. Local: Pavilh√£o da Cura (Barigui), Ouvidor Pardinho e Centro de Referência, Esportes e Atividade Física (Creaf) do Guaíra.

Repescagem de idoso:

Quinta e sexta-feira: pessoas com 60 anos ou mais e aquelas que completar√£o 60 anos até 30 de junho de 2021 e n√£o conseguiram se vacinar até esta quarta-feira poder√£o procurar os pontos de vacina√ß√£o (com exce√ß√£o do Pavilh√£o da Cura no Barigui, Creaf no Guaíra e Ouvidor Pardinho).

Pontos de vacinação em Curitiba:

Locais fixos - das 8h às 17h:

Pavilh√£o do Parque Barigui

Unidade de Saúde Salvador Allende, na Rua Celeste Tortato Gabardo, 1.712, no Sítio Cercado

US Parigot de Souza, na Rua Jo√£o Eloy de Souza, 11, Sítio Cercado

US Vila Diana, na Rua René Descartes, 724, no Abranches

US Jardim Paranaense, na Rua Pedro Nabosne, 57, no Alto Boqueir√£o

US Visitação, na Rua Dr. Bley Zornig, 3136, no Boqueirão

US Camargo, na Rua Pedro Violani, 364, no Cajuru

US Uberaba, na Rua Cap. Leônidas Marques, 1392, no Uberaba

Clube da Gente CIC, na Rua Hilda Cadilhe de Oliveira

US Ouvidor Pardinho, na Rua 24 de Maio, 807, na Praça Ouvidor Pardinho

US Vila Feliz, na Rua Pedro Gusso, 866, no Novo Mundo

US Aurora, na Rua Theofhilo Mansur, 500, no Novo Mundo

US Pinheiros, na Rua Joanna Emma Dalpozzo Zardo, 370, em Santa Felicidade

Rua da Cidadania do Tatuquara, na Rua Olivardo Konoroski Bueno

Rua da Cidadania do Fazendinha, na Rua Carlos Klemtz, 1700.

US Fernando de Noronha, na Rua Jo√£o Mequetti, 389, no Santa C√Ęndida

Centro de Referência, esportes e atividade física, na Rua Augusto de Mari, 2150, no Guaíra

Centro de Esporte e Lazer Avelino Vieira, na Rua Guilherme Ihlenfeldt, 233, no Bacacheri.

Drive-thru - das 8h30 às 16h30:

Pavilh√£o da Cura, no Parque Barigui (entrada pela BR-277) - somente para pessoas com dificuldade de mobilidade, conduzidas por um acompanhante.

No caso do drive-thru, a prefeitura destacou que o ponto atende dentro do carro somente pessoas que de fato tenham dificuldade de mobilidade e que forem até o local conduzidas por um acompanhante.

VÍDEOS: Vacina contra a Covid-19 no PR

Veja mais notícias do estado no G1 Paran√°.

Fonte: G1

Comunicar erro
local 2

Coment√°rios

local 3