local 1

Valdir Luís Conte atua em uma profissão milenar: ferreiro. Confira!

Valdir Conte, um ferreiro de mão cheia e que faz a diferença em Concórdia

Por Portal A Voz Da Cidade em 26/09/2020 às 12:15:43
CONCÓRDIA Dezenas de pessoas que transitam diariamente pela rua Oswaldo Valentin Zandavalli, nem imaginam que no centro de Concórdia ainda exista uma das profissões milenares.

Nesta semana Luís Longhini, conversou com um dos ferreiros mais antigos de Concórdia. São quase três décadas dedicadas a profissão e seu Valdir Luís Conte é mais um exemplo de trabalho, dedicação e comprometimento.

Próximo de completar 70 anos, seu Valdir não pensa em largar a lida de ferreiro. De segunda à sábado ele dá expediente na sua empresa, localizada em frente a Linear.

Quem passa pelo local não imagina que em um barracão da década 60, tem uma ferraria. Em meio a máquinas do século passado, como a forja, seu Valdir tira diariamente o sustento de sua família.

Pai de duas filhas: Graciele, (in memoriam) e Josiane, advogada que hoje mora em Balneário Camboriú, Valdir é casado com a dona Jussara, sua grande inspiradora.

O DIA A DIA

Seu Valdir nasceu na cidade de Putinga, Rio Grande do Sul e ainda criança veio com seus pais e mais oito irmãos morar no interior de Concórdia.

O tempo foi passando, seu Valdir cresceu, estabeleceu família e 'fincou' residência no bairro Vista Alegre e todas as manhãs sai de casa bem cedinho para dar expediente em sua ferraria. Seu Valdir Conte têm orgulho da profissão e afirma que ela ainda é rentável.

Seus clientes são construtoras, moradores do centro e dos bairros de Concórdia, além de agricultores. Seu Valdir, faz de cavadeiras à espetos, facas... o que você imaginar, seu Valdir faz.

É, mas antes de seu Valdir Conte dedica-se a esse trabalho milenar, ele foi vendedor da empresa Brahma, a qual deixou a empresa para dedicar-se a profissão que sempre sonhou e amou.

Neste tempo todo já se passaram quase 30 anos de profissão e tudo que sabe fazer ele aprendeu rapidinho e hoje é uma referência com seu trabalho em Concórdia e no Oeste Catarinense.

São pelo menos 10 horas dedicadas a profissão. Seu Valdir não reclama do trabalho pesado e afirma que vai continuar na profissão, por que ele ama o que faz!

Seu Valdir Conte é mais um exemplo de dedicação, trabalho e honestidade e que merece nosso reconhecimento.



Confira a galeria de fotos!


Fonte: Luís Longhini

local 2

Comentários

local 3